QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM?

Nós aqui do Blog Patricia Viaja (e canal no Youtube), sempre que viajávamos usávamos o benefício de seguro viagem gratuito do cartão de crédito. Nunca precisamos acionar por motivos de saúde, graças a Deus, mas como nem todas as pessoas querem ou tem um cartão de crédito que oferece esse benefício e é um assunto muito perguntado, resolvi fazer um comparativo entre as duas apólices. Em 2019, na viagem para Londres e Portugal, passamos por uma situação que ocasionou o acionamento do seguro viagem. Ao final desse post vou explicar.

Na viagem para Portugal e Itália nós usamos 2 tipos de apólices diferentes, a gratuita do cartão de crédito e a da Assist Card, que é comercializada pelo Seguros Promo, uma plataforma de venda de seguros de viagem. Agora nós somos parceiros das plataformas Seguros Promo e Passagens Promo, e além de recebermos uma comissão com as indicações, como também podemos gerar cupons de desconto para vocês, leitores e seguidores.

Sempre pesquisem todas as opções disponíveis de acordo com o seu perfil de viajante e a sua condição de saúde, se na plataforma da Seguros Promo for o melhor preço, compra pelo nosso link que a gente vai ficar muito feliz de saber que ajudou e com a comissão claro.

Nós temos dois cartões de crédito bons que oferecem seguro de viagem gratuito, o American Express The Platinum Card e o Visa Infinite. O Visa infinite oferece uma proteção melhor com relação a atrasos e cancelamentos de voo na comparação com o Amex, que eu só descobri que não tinha (tinha certeza no meu coração que ele era melhor que o Visa), quando tivemos um voo cancelado na última viagem e perdemos outro voo que saía no dia seguinte com outra cia aérea, já contei essa história em um post, clica aqui para ler.

Em qualquer escolha (pago ou gratuito do cartão), se for preciso utilizar a cobertura do seguro, deve ser sempre comunicada imediatamente a seguradora por telefone, que orientará o segurado sobre os procedimentos a serem tomados e indicará o local para onde se dirigir e receber o atendimento necessário. Caso não seja possível esse contato prévio ao atendimento médico ou ao desembolso financeiro (por atraso ou cancelamento de transporte), tenha em mente que deve ser requerido do prestador do serviço (hospital ou cia de transporte) toda a forma de comprovação oficial da ocorrência do sinistro (seja ele qual for), pagamentos decorrentes e posterior pedido de reembolso junto à seguradora.

Esse comparativo foi feito entre a apólice gerada pelo cartão Visa Infinite e pelo Seguro Viagem internacional Multi Trip, que a Seguros Promo emitiu pra mim, junto à Assist Card. Vamos ao comparativo:

Importante! O seguro viagem não é uma oportunidade para fazer um checkup no exterior, ele não se assemelha a um plano de saúde. Tem várias exclusões, e o princípio da cobertura securitária se baseia sempre no imprevisível e a necessidade de atendimento imediato.

Sempre cuide da sua saúde, principalmente antes e durante uma viagem ao exterior.  Mais ainda se você tiver alguma condição física sensível, como intolerâncias alimentares e alergias, ou redução da capacidade motora. Não experimente alimentos novos se você tem sensibilidade intestinal. Não faça atividades extenuantes ou arriscadas fisicamente se você tem limitações motoras ou algo do tipo.

Por transporte, a cobertura das seguradoras compreende somente os públicos autorizados, aéreos, marítimos e terrestres. Estão excluídos todo o tipo de fretamento, transporte particular, como táxi, helicoptero, jato particular, carro alugado, e nesse conceito transportes como uber e cabify e vans turísticas.

Veja também que a cobertura sobre cancelamento de viagem deve ser provocada por motivos de saúde ou judicial do segurado, e as relacionadas a cancelamentos e atrasos no transporte e bagagem são suplementares. Por esse motivo, meu conselho pessoal em uma possível perda de transporte por atraso ou cancelamento de outro anterior é que você tente resolver o mais rápido possível, pois se os bilhetes não foram emitidos pela mesma operadora turística ou não sejam da mesma cia de transporte, não haverá indenização.

Agora vou contar como foi nossa experiência de acionamento do seguro viagem . Aconteceu este ano de 2019, na viagem entre Londres e Portugal. Nosso voo para Faro com a RyanAir foi cancelado e remarcado para mais de 4 horas depois do horário original. De acordo com a cobertura securitária do visa infinite para atrasos e cancelamentos de voos essa é a exigência mínima atual. Em caso de qualquer acionamento do seguro é preciso ter toda a documentação que comprove as circunstâncias exigidas para o pagamento do prêmio. Recebemos da cia aérea a confirmação por e-mail do atraso do voo e do horário. A passagem aérea precisa ter sido comprada com o cartão, ou se emitida com pontos, o pagamento das taxas pagas com o cartão. Na apólice estava o endereço eletrônico para abrir o sinistro e enviar toda a documentação. Quanto mais rápido for feita a solicitação, mais rápido será o pagamento. Enviamos tudo, e 2 semanas depois solicitaram o envio de um documento que já havia encaminhado, e uma semana depois confirmaram a correção dos dados e o pagamento futuro do prêmio correspondente. Os valores foram depositados em conta efetivamente cerca de 2 meses depois. O processamento do pagamento do prêmio é feito da mesma forma seja com o seguro gratuito do cartão de crédito, seja com o seguro contratado de forma independente.

O mais importante na contratação do seguro viagem, ou na escolha do seu cartão de crédito que ofereça este benefício é que as coberturas estejam de acordo com a sua necessidade em todas as atividades que for realizar na viagem.

Para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, e Twitter). Um beijo e até o próximo post. Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

Author: patriciaviaja

O blog e o canal no Youtube são criações do casal Patricia Barbosa e Willian Rocha. Em 2014 criaram o Canal Patricia Viaja no YouTube e em 2015 decidiram criar o Blog Patricia Viaja. Patricia é formada em Direito e trabalha no Judiciário Federal Brasileiro. Willian é Designer Gráfico e Instrucional e trabalha para o Governo do Estado de São Paulo. Antes de se conhecerem a Patricia já tinha viajado por quase toda a América do Sul (Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile) e outros países como as Antilhas Holandesas e os Estados Unidos, e já entendia quase tudo sobre milhas aéreas e como economizar muito nos planejamentos de viagem usando os programas de pontos das cias aéreas e dos hotéis. Desde que se conheceram em 2011 os dois já viajaram juntos pelo Brasil, Argentina, Chile, Equador, Estados Unidos, Canadá, França, Grécia, Espanha, Portugal e Itália. No blog é explorado o formato econômico de viagens do casal, explicando como são planejadas as viagens, desde a escolha do destino e as reservas de passagens, hotéis e passeios, aproveitando os benefícios dos programas de fidelidade das cias aéreas, hotéis e cartões de crédito. O desejo é que assim como eles, mais pessoas possam viajar e usufruir do melhor das suas férias de trabalho e escola, sem comprometer o orçamento mensal.

O que você achou da publicação? Tire suas dúvidas.