Aeroporto de Curitiba – Voando GOL de São Paulo até Curitiba

Em novembro de 2018 aconteceu o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, da qual fazemos parte. Foram 5 dias na cidade de Curitiba, com o apoio do Turismo local, conhecendo a região, e participando de palestras sobre turismo e criação de conteúdo para a internet por meio do blog, YouTube e mídias sociais.

Aproveitei para gravar um pouco do aeroporto de Curitiba e mostrar no canal para que outros viajantes possam conhecer antes de chegar até lá.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_qQlOAuR1lw&w=560&h=315]

O voo de São Paulo (aeroporto de Congonhas) até Curitiba foi bem rápido, menos de 50 minutos. Fui com a cia aérea GOL, usando milhas do Smiles, na tarifa mais baixa, sem direito a mala despachada. As cias aéreas tem sido rigorosas com o espaço do maleiro na cabine, e como os assentos conforto e prioritários incluem espaço obrigatório para a mala de bordo, as malas dos outros passageiros devem obrigatoriamente ser acomodadas nos espaços de suas próprias fileiras. Contudo, não sei dizer se o espaço dos maleiros realmente não comporta uma mala de bordo por passageiro, ou não tem sido aplicada a regra para todos.

Na permissão de embarcar com 2 volumes, o menor deve obrigatoriamente ir abaixo do assento e o maior deve obedecer a regra de tamanho e peso. Não raro vemos os maleiros mal organizados, em que caberiam mais malas, se houvesse o mínimo de otimização do espaço. Além disso já presenciei em todo tipo de voo passageiros acondicionando mais de um volume no maleiro, de forma espaçosa. Tanto eu quanto outros passageiros e os comissários, já teve que reorganizar as malas e bolsas de  outras pessoas, para poder encaixar a própria mala. Acredito que deve haver bom senso e aplicação das regras desde o portão de embarque até o interior da aeronave, com a participação ativa dos comissários na orientação e fiscalização do uso dos maleiros. Assim todos aprendem as regras e todos podem voar com conforto.

De qualquer modo, é feita uma contagem pela equipe de bordo, de quantas pessoas já embarcaram com malas de bordo e atingido o limite da aeronave os demais passageiros tem que obrigatoriamente entregar as malas para serem despachadas, sem custo. O inconveniente fica no fato da maioria não ter colocado cadeados na bagagem, ou ter se programado para sair rápido do avião. Para os passageiros que estão transportando só bolsas e mochilas, só é verificado se o tamanho e a quantidade de volumes permitido. Fica a dica, se não for despachar mala, tente viajar com bolsa ou mochila, ou ainda se levar a mala de bordo, leve cadeado e tente ser o primeiro da sua fila de embarque.

A chegada no aeroporto de Curitiba, que na verdade fica em São José dos Pinhais é igual ao de Congonhas, o desembarque é feito na mesma sala de embarque, passando pelas lojas e restaurantes e seguindo para a área das esteiras. Cada assento da área de embarque tem tomadas para carregamento dos dispositivos móveis. Na área externa do aeroporto estão os postos de check-in, restaurantes, locadoras de veículos, e guichês para os ônibus e taxis.

Na volta para São Paulo, cheguei com tempo no aeroporto e aguardei o embarque na sala vip do Bradesco. O tamanho da sala é pequeno, se comparada com as salas de Congonhas e Santos Dumont. São servidas as mesmas coisas, como bebidas frias, sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, além das bebidas quentes, como café, chá e chocolate. Pão de queijo e mini sanduíches, salgadinhos, frutas e docinhos, tudo para pequenos lanches. O consumo na sala é livre, basta apresentar o cartão elegível para acesso na entrada.

Chegada a hora do meu embarque, fui para o portão de embarque e aguardei na fila de passageiros sem mala de bordo, já que eu estava com mochila, que coloquei abaixo do assento, o que pra mim é até melhor do que colocar no bagageiro. Pois na hora do desembarque é mais fácil retirar a mochila debaixo do assento do que do maleiro, momento em que também todos levantam e ficam em pé impedindo que os demais peguem suas malas e bolsas.

Com o tempo aprendemos as rotinas próprias dos aeroportos e dos aviões, entendendo bem como funciona, podemos nos preparar muito melhor para ter uma experiência tranquila.

Assista o vídeo, e para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram, e Facebook).

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

easysim banner

Seguros Promo



Seguros Promo

banner 728x90

O que você achou da publicação? Tire suas dúvidas.