TAX-FREE (REFUND) – DEVOLUÇÃO DE IMPOSTO – DICAS

Todo viajante que já se aventurou para fora do seu país sabe que fazer compras no exterior pode ser de grande economia. Melhor ainda é saber que além dessa economia você pode receber parte do valor que pagou de volta.

Alguns países isentam o turista do pagamento de impostos sobre produtos comprados. Isso é o TAX FREE, ou melhor TAX REFUND. Mas antes que você fique animado, saiba que tem regras, limites mínimos de valores, tipos de produtos e formas específicas de requerer essa devolução de impostos.

Então, já que você se interessou pelo assunto, vou te dar mais um conselho: Planeje bem os dias e locais onde irá fazer suas compras. Se possível escolha as lojas que participam do programa de devolução do imposto.

Tente concentrar suas compras no mesmo dia e nas mesmas lojas para alcançar os valores mínimos para se habilitar ao pedido de devolução do imposto.

Se estiver viajando pela Europa, saiba os limites mínimos de gasto para devolução em cada país, antes de sair comprando ou até antecipar as compras ao invés de deixar para o último minuto.

Agora vou enumerar alguns dos países mais visitados pelos brasileiros, que oferecem esse benefício e os limites mínimos de valor para obter a devolução:

AMÉRICA DO SUL:

ARGENTINA – Em compras acima de $70 (setenta pesos argentinos), e nos pagamentos de hospedagem.

CHILE – A hospedagem paga em dólares (em espécie) é isenta de IVA.

COLÔMBIA – Em compras acima de 10 Unidades de Valor Tributário – UVT, que em 2017 é de COP$318.590.

ECUADOR – Em compras acima de USD 50.

URUGUAY – Em compras acima de UYU600.

AMÉRICA CENTRAL:

BAHAMAS – Em compras acima de BSD25.

MÉXICO – Em compras acima de P$1.200.

AMÉRICA DO NORTE:

ESTADOS UNIDOS – Não existe devolução de imposto. Mas, há Estados onde não é cobrado imposto sobre os produtos, como Alaska, Montana, New Hampshire, Delaware e Oregon.

EUROPA:

ALEMANHA – Em compras acima de EUR25.

DINAMARCA – Em compras acima de DKK300.

ESPANHA – Em compras acima de EURsem valor mínimo.

FRANÇA – Em compras acima de EUR175.

GRÉCIA – Em compras acima de EUR50.

HOLANDA – Em compras acima de EUR50.

INGLATERRA – Em compras acima de GBP30.

IRLANDA – Em compras acima de EUR30.

ITÁLIA – Em compras acima de EUR160.

NORUEGA – Em compras acima de NOK290.

PORTUGAL – Em compras acima de EUR61.35.

SUÍÇA – Em compras acima de CHF300.

ÁFRICA:

MARROCOS – Em compras acima de MAD2000.

ÁSIA:

CHINA – Em compras acima de CNY500.

CORÉIA DO SUL – Em compras acima de KRW30000.

JAPÃO – Em compras acima de JPY5400.

Assista o vídeo, e para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram, e Facebook).

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

Author: patriciaviaja

O blog e o canal no Youtube são criações do casal Patricia Barbosa e Willian Rocha. Em 2014 criaram o Canal Patricia Viaja no YouTube e em 2015 decidiram criar o Blog Patricia Viaja. Patricia é formada em Direito e trabalha no Judiciário Federal Brasileiro. Willian é Designer Gráfico e Instrucional e trabalha para o Governo do Estado de São Paulo. Antes de se conhecerem a Patricia já tinha viajado por quase toda a América do Sul (Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile) e outros países como as Antilhas Holandesas e os Estados Unidos, e já entendia quase tudo sobre milhas aéreas e como economizar muito nos planejamentos de viagem usando os programas de pontos das cias aéreas e dos hotéis. Desde que se conheceram em 2011 os dois já viajaram juntos pelo Brasil, Argentina, Chile, Equador, Estados Unidos, Canadá, França, Grécia, Espanha, Portugal e Itália. No blog é explorado o formato econômico de viagens do casal, explicando como são planejadas as viagens, desde a escolha do destino e as reservas de passagens, hotéis e passeios, aproveitando os benefícios dos programas de fidelidade das cias aéreas, hotéis e cartões de crédito. O desejo é que assim como eles, mais pessoas possam viajar e usufruir do melhor das suas férias de trabalho e escola, sem comprometer o orçamento mensal.

11 thoughts on “TAX-FREE (REFUND) – DEVOLUÇÃO DE IMPOSTO – DICAS

  1. Boa noite Patrícia , primeiro quero dizer que gosto muito dos seus vídeos , eu vou pro Chile em Outubro , e foi assim que conheci seus vídeos. No Chile tem o tax_free ou só a isenção do iva ?
    E quero saber se a sua famosa bota nos vídeos do Chile é pra neve ou bota comum que dá pra ir na neve ?
    Continue fazendo os vídeos é de grande utilidade, bjs .

    1. É uma bota pra neve mesmo, da marca Fiero, é brasileira, vende pela internet. Vale muito a pena. Agora que está frio em SP uso direto. Então, no Chile não tem devolução para as compras, mas tem nas hospedagens, quando você paga com dinheiro (dólar) e tem que mostrar o passaporte. Não sei se só com o RG vale a isenção.

  2. ola patricia, tudo bem sou um assinante seu no youtube e gostaria de saber se vale apena ter um cartão pre-pago em dollar, seja pra compras ou pra viagem. milton

  3. Olá Patricia, parabéns pelo canal. No final deste ano irei à Alemanha, e depois para a Itália. Gostaria de saber se do que eu comprar na Alemanha poderei requerer a devolução do imposto no aeroporto deste país, antes de ir para a Itália.

  4. Ola Patria, muito esclarecedor o video. Estou viajando para Europa no final desse ano. Chego e volto por Madrid, mas vou de carro para varios outros países. Queria saber se eu compro na Italia mas vou pedir o tax free somente em Madrid, a regra da compra minima se aplica para os 160 euros da Italia ou o minimo da España. Muito obrigado

    1. O limite vai obedecer a regra de cada país, para a loja poder emitir a nota de taxrefund, só com essa nota preenchida é que você requer no aeroporto a fiscalização da aduana e depois a devolução do imposto.

O que você achou da publicação? Tire suas dúvidas.